• abraa.secretaria@gmail.com

História

Médicos Veterinários dedicados à ciência da andrologia animal

A Associação Brasileira de Andrologia Animal-ABRAA foi fundada por um grupo de especialistas reunidos no Hotel Slaviero Slim, na cidade de São Paulo, nos dias 8 e 9 de abril 2016, oriundos das universidades, centros de pesquisas, centros de coleta e processamento de sêmen e profissionais do campo. O objetivo da criação da associação foi auxiliar o desenvolvimento da andrologia em todas as espécies animais de interesse econômico e científico, organizar eventos para os profissionais da área por meio de reuniões anuais para discutir os temas mais relevantes e sugerir padrões e uniformizações das técnicas de avaliação andrológica em animais.

A Fundação da ABRAA foi um sonho nascido de uma conversa entre o Prof. Rubens Paes de Arruda, da USP, Campus de Pirassununga, e a Profa. Eliane Vianna da costa e Silva da UFMS, que em uma viagem de retorno de evento ligado a reprodução conversavam sobre a importância do debate nos eventos da área para o desenvolvimento da capacidade crítica dos técnicos e da argumentação cientifica nos pós-graduandos. Depois de várias horas conversando, os dois passaram a acalentar o sonho de fundar uma associação com esta personalidade.

Em agosto de 2016 o Prof. Rubens ligou para a Profa. Eliane, lembrou dessa proposta e sugeriu que realizassem este sonho. Após muitos contatos, no Salão Congonhas do Hotel Slaviero Slim, na cidade de São Paulo – SP, em 09 de abril de 2016, eles conseguiram reunir 38 profissionais da Medicina Veterinária, atuantes na andrologia, para a fundação da Associação.  Foram nomeados como diretores provisórios: presidente o Prof. Rubens Paes de Arruda, vice-presidente Profa. Eliane Vianna da Costa e Silva, primeiro e segundo secretários Dr. Alexandre Rossetto Garcia e Prof. Gustavo Eduardo Freneau, como primeiro e segundo tesoureiros Dr. Athos Assumpção Pastore e a Profa. Teresinha Inês de Assumpção, diretor comercial Dr. Neimar Correa Severo, diretores científicos Dra. Juliana Correa Borges e Silva, Dr. Luiz Alfredo Garcia Deragon e Dr. Marco Antônio Carstens Mendonça, como diretor de comunicação e marketing Dr. Eduardo Gualtieri de Andrade Perez. Como conselheiros fiscais foram eleitos o Prof. Carlos Antônio de Miranda Bomfim, Dra. Theresinha Martins Abreu Fila e Prof. Janaina Torres Carreira e como suplente o Dr. Márcio Menezes Nunes.

A 1ª Reunião Anual da ABRAA aconteceu no Hotel Nacional Inn em Campinas, SP, nos dias 07 e 08 de outubro de 2016 e, a diretoria provisória foi eleita em assembleia para a primeira gestão da ABRAA, que ocorreu de 2016 a 2018. Nessa reunião foram confirmados os objetivos para a criação da associação de suscitar o debate científico de alto nível tanto nas reuniões como no debate público, bem como congregar os profissionais ligados à especialidade da Andrologia Animal. A 2ª Reunião da ABRAA ocorreu no Centro de Convenções do Hotel San Diego em Uberlândia, MG, em 09 e 10 de junho de 2017. Nessa reunião foram publicados os primeiros anais da ABRAA com 8 palestras e 40 resumos expandidos daquela reunião.

A 3ª Reunião da ABRAA ocorreu no Centro de Convenções do Hotel JP em Ribeirão Preto, SP, nos dias 08 e 09 de junho de 2018. Nessa reunião foi realizada a eleição da diretoria executiva para o biênio 2019-2020, composta pela presidente Profa. Eliane Vianna da Costa e Silva, vice-presidente Dr. Neimar Correa Severo, primeira secretária Profa. Teresinha Inês de Assumpção, segunda secretária Profa. Letícia Zoccolaro Oliveira, primeira tesoureira Profa. Maria Isabel Mello Martins, segundo tesoureiro Prof. Marcelo George Mungai Chacur, diretor comercial Dr. Athos de Assumpção Pastore, diretora de comunicação e marketing Dra. Renata Lançoni e diretores científicos Drs. Alexandre Rossetto Garcia, Mauricio Antônio Silva Peixer e José Roberto Potiens. Foram nomeados conselheiros fiscais o Prof. Rubens Paes de Arruda, Dr. Luís Alfredo Garcia Deragon e Dr. Rodrigo Freitas Bittencourt e como suplente do conselho fiscal o Dr. Fernando Galvani. Foram publicados os anais da 3ª reunião com 7 palestras e 43 resumos expandidos. Em 2018 a Associação foi oficialmente reconhecida como entidade cientifica pessoa jurídica, com sede em Pirassununga, SP e data de fundação em 09 de abril de 2016.

3ª Reunião da ABRAA – Ribeirão Preto, SP

A nova gestão 2019-2020, formada na maioria por sócios fundadores, realizou a 4ª Reunião Anual da ABRAA no Hotel Mercure em Goiânia, GO, nos dias 07 e 08 de junho de 2019. Uma das novidades do evento foi a apresentação dos resumos através de e-posters, o que evitou a produção e o transporte de banners para apresentações. Os anais foram publicados com 13 palestras e 36 resumos expandidos, mantendo os registros dos principais temas apresentados na 4ª reunião da ABRAA. A 5ª Reunião Anual da ABRAA está programada para os dias 22 e 23 de maio de 2020 no Novotel em Campo Grande, MS.

Patrocinadores

Apoiadores